Você sabe o que é Transtorno de Compulsão Alimentar?

Comer muito em um curto espaço de tempo, seguido de um sentimento de culpa e frustração. Esse é um sintoma muito comum de quem tem compulsão alimentar, um transtorno alimentar (TA) que atinge cerca de 13% das mulheres brasileiras, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A compulsão alimentar é um transtorno muito comum e subdiagnosticado entre os pacientes com obesidade. Tem tratamento, mas poucos pacientes procuram ajuda!

Quer saber mais? Então acompanhe o blog a seguir. 

Boa leitura!

Compulsão alimentar: o que é?

O Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA) é caracterizado por episódios recorrentes, mais de 1x por semana, por mais de 3 meses, de consumo de uma quantidade anormalmente grande  de alimentos em um curto tempo, acompanhado por um senso de falta de controle e desconforto após o episódio. O paciente costuma sentir vergonha e culpa pelos episódios e assim, geralmente escondem o problema de familiares, amigos e até mesmo dos médicos.

As mulheres têm 2,5 x mais chances de ter compulsão alimentar em comparação aos homens. 

Pesquisas sugerem alterações neurobiológicas como causas de TCA (alterações de dopamina, opióides endógenos e descontrole nas regiões do cérebro que cuidam de impulsos). Pode ter caráter genético e fatores estressantes como gatilhos.

Sintomas de compulsão alimentar

Todo mundo em algum momento acaba exagerando na comida, principalmente nas festas de final de ano ou em confraternizações. No entanto, quando isso se torna algo muito constante no dia a dia, é importante ficar alerta.

Outros sintomas da compulsão alimentar incluem:

  • Comer mais rápido que o normal;
  • Comer mesmo sem fome;
  • Misturar doces e salgados, fora da ordem;
  • Comer mesmo após já estar saciado;
  • Comer sozinho ou escondido das outras pessoas;
  • Sentir culpa ou tristeza após comer demais;
  • Pode estar associado a problemas de ordem psicológica como ansiedade ou depressão, por exemplo;
  • Pode apresentar outros tipos de vícios.

Alguns gatilhos para os episódios são restrições na dieta, sentir-se mal com o peso e fatores estressantes emocionais.

Como é o tratamento?

A maioria dos pacientes com Transtorno de Compulsão Alimentar não recebe tratamento adequado. Muitos não são diagnosticados por esconderem os sintomas ou por falta de conhecimento do profissional de saúde para abordar e tratar o assunto.

É muito importante iniciar o tratamento porque o TCA pode levar a comprometimento funcional no trabalho, vida social e familiar, pode levar à obesidade e suas consequências como redução da expectativa de vida e pode estar relacionado a outros transtornos psiquiátricos  como depressão, ansiedade e bipolaridade. 

Assim como os demais distúrbios alimentares, a compulsão alimentar deve ser tratada de maneira multidisciplinar, ou seja, através de acompanhamento médico, nutricional, psicológico, e em alguns casos, medicamentoso. Atualmente temos medicações específicas para o tratamento do TCA que melhoram muito os sintomas e os episódios compulsivos.

Manter um horário fixo para as refeições, evitar longos intervalos sem comer e mastigar mais vezes e devagar, são formas de prevenir episódios de compulsão e melhorar o comportamento alimentar.

Também é recomendada a prática de exercícios físicos, como forma de auxiliar na redução da ansiedade e manter o corpo saudável, através da liberação de endorfinas.

Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), há 18 anos ofereço o tratamento e acompanhamento para pessoas que buscam viver mais e melhor, elevando a saúde e bem-estar de cada paciente.

Agende uma consulta pelo site ou pelos números: (11) 5093-6109 | 5093-6087. Se preferir, marque um horário pelo WhatsApp (11) 97490-7707.

Até a próxima!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no WhatsApp
Related posts
Comments

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário