Hormônios femininos: 6 sinais de desequilíbrio

Os  hormônios femininos são produzidos pelas células dos ovários, estimulados pela hipófise, e funcionam como mensageiros para o crescimento, a puberdade, reprodução e metabolismos ósseo e muscular. No entanto, há alguns fatores que podem levar a distúrbios nos hormônios femininos.

Pensando nisso, preparei esse conteúdo para te ajudar a identificar os principais sinais de que algo não vai bem e que podem indicar alguma disfunção hormonal. Acompanhe!

Disfunção nos hormônios femininos: conheça as causas

Quando se fala em distúrbios hormonais em mulheres, normalmente logo se pensa na menopausa. No entanto, a alterações nos hormônios femininos podem ser ocasionadas por diferentes fatores e em várias fases da vida da mulher.

Antes de tudo, é importante saber que a disfunção hormonal pode acontecer de duas formas diferentes: programada ou patológica. Quando falamos em menopausa, por exemplo, já se espera que possam ocorrer determinadas alterações hormonais nessa fase da vida da mulher. Já em casos nos quais a desordem hormonal ocorre antes da menopausa, esta pode ser patológica.

Veja a seguir causas de desequilíbrio nos hormônios das mulheres:

  • Privação de sono;
  • Estresse excessivo;
  • Obesidade;
  • Anorexia;
  • Uso de determinados medicamentos (alguns antidepressivos, corticoides, implantes hormonais);
  • Menopausa precoce por doença autoimune de ovários;
  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Tumores de hipófise, supra renal e ovários;
  • Síndromes genéticas.

Disfunção nos hormônios femininos: quais são os sintomas?

Agora que você já conhece as principais causas da disfunção em hormônios femininos, vamos aos principais sinais de alerta.

Insônia

A entrada no climatério ( fase que antecede a menopausa) e a própria menopausa (ausência da menstruação por pelo menos 1 ano a partir dos 45 anos) traz redução na qualidade do sono da mulher. Assim, muitas passam a sofrer privação de sono, principalmente se apresentam fogachos (calores) noturnos. 

Cansaço e irritabilidade

Você se sente cansada mesmo quando não está em situações de excesso de trabalho ou rotina da sua casa ? Tem sentido alterações de humor sem motivo aparente? Esses podem ser sinais de distúrbios nos hormônios femininos.

Acne na fase adulta

Embora a acne seja algo comum na fase pré-menstrual, quando ela é persistente e crônica na fase adulta, pode ser um sinal de alterações nos hormônios femininos ou um desbalanço entre os hormônios femininos e masculinos da mulher. 

Irregularidades no período menstrual

Alterações no período menstrual, como a amenorreia (ausência de menstruação) ou ciclos espaçados ou muito irregulares, são sinais que podem indicar disfunção hormonal.

Baixa libido

A redução do desejo sexual pode, muitas vezes, ser causada por estresse físico ou emocional ou pela própria rotina do dia a dia. Mas, se estiver impactando no seu relacionamento, é importante descartar alguma causa hormonal e tratar. 

Excesso de pelos no rosto 

O hirsutismo, aparecimento de pelos na mulher em regiões do corpo mais associadas ao homem (rosto ou tórax) pode estar relacionada a doenças hormonais na mulher.

Desequilíbrio nos hormônios femininos: como diagnosticar e tratar?

A partir da queixa da mulher, na suspeita de doença ou disfunção hormonal, o endocrinologista investiga através da solicitação de exames de sangue e, se necessários, de imagem, como ultrassom ou ressonância. 

O tratamento irá variar conforme a causa do problema e de qual hormônio está em falta ou excesso no organismo. Em mulheres no período da menopausa pode ser indicado o tratamento de reposição hormonal.

Está com sintomas de desequilíbrio hormonal e precisa de um acompanhamento profissional? 

Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ofereço tratamento e acompanhamento para pessoas que buscam viver mais e melhor, elevando a saúde e o bem-estar de cada paciente. 

Meu consultório está localizado na Avenida Vereador José Diniz, 3457, no Campo Belo Medical Center aqui em São Paulo. Agende uma consulta pelo site ou pelos números: (11) 5093-6109 | 5093-6087. Se preferir, marque um horário pelo WhatsApp (11) 97490-7707.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no WhatsApp
Related posts
Comments

9 Comentários

  1. Estou sentindo todas estas informações, sem líbido, irritada, nervosa, o sono eu tomo remédio, muito pêlos no rosto, e por aí vai.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário