Efeitos da obesidade na fertilidade

A obesidade é uma condição de saúde crescente em todo o mundo e está associada a uma série de problemas médicos, desde doenças cardiovasculares até diabetes tipo 2. No entanto, um dos aspectos menos discutidos e muitas vezes negligenciados é o impacto significativo que a obesidade pode ter na fertilidade, tanto em homens, como em mulheres.

Em relação às mulheres, a obesidade pode levar a desequilíbrios hormonais que afetam diretamente a capacidade de conceber. Isso costuma ocorrer pela resistência à ação da insulina, comum em mulheres com sobrepeso. Também está ligada a síndrome dos ovários policísticos (SOP), que causa disfunção ovariana e está intimamente associada à resistência insulínica nestas mulheres.

Por conta disso, elas têm maior probabilidade de apresentar ciclos menstruais irregulares e ovulação infrequente ou mesmo ausente.

Além dos efeitos diretos na saúde reprodutiva, a obesidade também pode afetar negativamente a fertilidade por meio de condições de saúde subjacentes. Por exemplo, mulheres com obesidade têm maior probabilidade de desenvolver diabetes gestacional, hipertensão e pré-eclâmpsia, condições graves que podem afetar as saúdes materna e fetal.

Novos estudos de epigenética (alterações genéticas no feto ocasionadas por fatores ambientais) também têm mostrado que mulheres que ganham muito peso na gestação (ou que já tinham obesidade prévia à gestação) têm modificações no tecido adiposo que promovem doenças na vida adulta do bebê, como obesidade e diabetes. Isso ocorre por conta de uma reprogramação metabólica e por alterações na produção de leptina e adiponectina, hormônios produzidos pelas células do tecido gorduroso do feto, que controlam o metabolismo.

Conjuntamente, o homem com obesidade também pode ter queda da fertilidade por alterações de seus espermatozoides e queda de libido por redução de testosterona.

Assim, um casal com sobrepeso, precisa ter orientações de alimentação saudável, perda de peso e exercícios para melhora metabólica quando estão na fase ainda pré concepção. E a mulher gestante, durante todo seu pré natal.

Converse com seus endocrinologista e ginecologista para a programação de uma futura gestação saudável e um bebê sem riscos metabólicos na vida adulta.

Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ofereço tratamento e acompanhamento para pessoas que buscam viver mais e melhor, elevando a saúde e o bem-estar de cada paciente.

Meu consultório está localizado na Avenida Vereador José Diniz, 3457, no Campo Belo Medical Center aqui em São Paulo. Agende uma consulta pelo site ou pelos números: (11) 5093-6109 | 5093-6087. Se preferir, marque um horário pelo WhatsApp: (11) 97490-7707.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no WhatsApp
Related posts
Comments

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário