Deficiência de vitamina B12 e diabetes: entenda a relação

Indisposição, dores articulares e redução de concentração fazem parte da sua rotina? O que talvez você sequer imagina é que esses sintomas podem ser acarretados pela deficiência de vitamina B12 e devem ser um sinal de alerta, principalmente se você tem  diabetes.

Quer entender mais sobre o que é a deficiência de vitamina B12 e qual a relação dela com o diabetes? Continue lendo.

O que é a deficiência de vitamina B12?

A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é uma vitamina produzida por bactérias intestinais. Mas, ironicamente, o organismo não consegue absorvê-la dessa forma, já que o local de produção ocorre fora do local de absorção. Assim sendo, é necessário o consumo de vitamina B12 por meio da alimentação. 

A vitamina B12 é um nutriente fundamental para o corpo humano, uma vez que exerce diversas funções metabólicas. Entre as principais funções da vitamina B12 está a formação dos glóbulos vermelhos do sangue. Além disso, ela é necessária para o bom funcionamento dos nervos e do cérebro.

Dada a importância desse nutriente para o funcionamento do organismo, é fácil de imaginar que sua deficiência acarreta problemas. Mas o que muita gente não sabe é que a deficiência de B12 implica em quadros de anemia, fraqueza muscular, neuropatia (doença que acomete os nervos do corpo) e até demência.

Por isso é importante ficar atento aos principais sintomas da deficiência de vitamina B12 que incluem sensações de mal estar atrelados à fadiga, formigamento nas mãos e pernas, dores articulares, distúrbios do sono, anemia, além de sintomas emocionais e mentais como depressão, redução da concentração, memória e atenção.

Quais as causas?

Em geral, a deficiência de vitamina B12 pode ocorrer devido ao baixo consumo do nutriente ou à absorção inadequada pelo organismo. 

Na primeira situação, o déficit no consumo de vitamina B12, é muito comum entre pessoas que não consomem nenhum produto de origem animal e não suplementam essa vitamina. 

Já quando se fala em absorção inadequada, o quadro pode ter relação com diversas outras doenças que acometem o estômago ou intestino, doenças autoimunes, cirurgia bariátrica e até mesmo com o uso de medicações para diabetes, e é sobre esse último que falaremos a seguir.  

Qual a relação entre deficiência de vitamina B12 e diabetes?

Na verdade, a deficiência de vitamina B12 pode acontecer entre indivíduos com os dois tipos de diabetes: tipo 1 e tipo 2, e em cada caso as causas são distintas. Entenda a seguir:

No caso de pessoas com diabetes tipo 1, existe um risco cinco vezes maior de desenvolvimento de deficiência de vitamina B12. Isso se deve ao fato de que o sistema imunológico dessas pessoas destrói as células do estômago que produzem a proteína que se liga ao nutriente e permite sua posterior absorção. 

Já em pacientes com o tipo 2 do diabetes, o problema é outro: a medicação Metformina, utilizada para controlar o quadro, está associada a uma diminuição na capacidade de absorção de vitamina B12 pelo intestino. 

Leia também: Diabetes tipo 2: Dicas para prevenir a doença

Como tratar?

O tratamento da deficiência de vitamina B12 deve levar em consideração a causa do problema. Mas, em geral, o tratamento consiste na suplementação desse nutriente. A distinção fica por conta da presença ou não de sintomas adjacentes. 

Uma pessoa que possui deficiência de vitamina B12, mas não apresenta sintomas, pode receber o tratamento por via oral. E para avaliar o tratamento, são realizados exames periódicos para dosar o nível da vitamina. 

Já as pessoas que apresentam níveis muito baixos de vitamina B12 e também sintomas decorrentes de lesões nervosas, o tratamento deve ser feito com a injeção de  vitamina B12 por via intramuscular. As injeções são administradas durante várias semanas segundo recomendação médica, até que o nível de vitamina B12 volte ao normal. 

Agende uma consulta agora mesmo!

Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ofereço tratamento e acompanhamento para pessoas que buscam viver mais e melhor, elevando a saúde e o bem-estar de cada paciente.

Meu consultório está localizado na Avenida Vereador José Diniz, 3457, no Campo Belo Medical Center aqui em São Paulo. Agende uma site ou pelos números: (11) 5093-6109 | 5093-6087. Se preferir, marque um horário pelo WhatsApp (11) 97490-7707.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no WhatsApp
Related posts
Comments

2 Comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário