Complicações do diabetes: saiba quais são

Diabetes é uma doença que acomete cerca de 537 milhões de adultos com idade entre 20 e 79 anos, representando 10,5% da população mundial nessa faixa etária. Os dados são do Atlas do Diabetes 2021, divulgado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF).

Isso nos alerta sobre a importância de adotar cada vez mais medidas de prevenção e reforçar a importância do tratamento, afinal, quando não devidamente diagnosticada e tratada podem surgir diversas complicações do diabetes.

Acompanhe e conheça as principais formas de prevenir as complicações relacionadas ao diabetes.

Complicações do diabetes

Diabetes é uma doença vascular. A glicose alta causa lesão em todos os vasos sanguíneos. 

Podemos dividir as complicações do diabetes em micro e macrovasculares. 

As complicações microvasculares principais são a neuropatia, a retinopatia e a nefropatia. As macrovasculares são as de vasos sanguíneos maiores de órgãos nobres como o coração e cérebro, principalmente.

Neuropatia diabética

A neuropatia diabética é uma complicação que afeta principalmente os nervos periféricos das extremidades (mãos e pés). No início a doença pode não apresentar nenhum sintoma, no entanto, conforme evolui podem surgir sintomas como dor, formigamentos e agulhadas e, com a piora da doença, pode evoluir para perda de sensibilidade e falta de força.

A neuropatia também pode acometer outros locais, como sistema digestivo, coração e órgãos sexuais, e é mais comum em pacientes diagnosticados com diabetes há pelo menos 10 anos.

Pacientes com triglicérides altos e idosos têm mais chance de neuropatia. 

Para prevenção de neuropatia diabética, é necessário um controle glicêmico rigoroso e fazer acompanhamento médico regular. Se seu médico suspeitar de neuropatia, pode solicitar exames específicos, como a eletroneuromiografia. 

Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é uma condição que causa alterações nos vasos sanguíneos da retina. Após a evolução da doença, estes vasos liberam fluido sanguíneo para a região da retina. Pontos cegos, visão turva, manchas escuras, descolamento de retina, perda parcial ou total da visão são alguns dos principais sintomas da retinopatia diabética.

Para prevenção da retinopatia, além do controle rigoroso da glicemia, é necessário um acompanhamento com oftalmologista anualmente. 

Nefropatia diabética

A nefropatia é uma lesão nos rins por conta de sobrecarga de glicose e sódio nas unidades funcionais dos rins, chamadas glomérulos. O excesso de glicose leva a um aumento de pressão nestas unidades, perda de proteínas na urina e culmina com uma redução da função renal. Com o progredir da doença, pode ser necessária a diálise. 

Para prevenção, é necessário que o paciente mantenha glicose, peso e pressão arterial bem controlados. Atualmente, há medicações que protegem os rins de pacientes com diabetes. 

Doença macrovascular

O acúmulo de glicose no sangue pode levar a uma inflamação nos vasos sanguíneos e formação de placas de gordura conhecidas como aterosclerose. O entupimento destas placas de gordura causam infarto, derrame ou má circulação nos pés.

A principal causa de mortalidade em pacientes com diabetes é a doença cardiovascular. Pacientes com diabetes podem infartar mais que a população geral e metade dos infartos são fulminantes. 

Cuidados fundamentais para o manejo do diabetes

  • Avaliação oftalmológica regular;
  • Avaliação da função renal como parte da prevenção da insuficiência renal crônica;
  • Monitorar os níveis de pressão e do colesterol;
  • Mudar o estilo de vida (alimentação saudável, exercícios regulares, redução de álcool e sono de boa qualidade).
  • Realizar um bom acompanhamento com endocrinologista para manter os níveis de glicose bem controlados e rastrear os riscos de complicações.

Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ofereço tratamento e acompanhamento para pessoas que buscam viver mais e melhor, elevando a saúde e o bem-estar de cada paciente. 

Meu consultório está localizado na Avenida Vereador José Diniz, 3457, no Campo Belo Medical Center aqui em São Paulo. Agende uma consulta pelo site ou pelos números: (11) 5093-6109 | 5093-6087. Se preferir, marque um horário pelo WhatsApp: (11) 97490-7707.

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no WhatsApp
Related posts
Comments

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário