A perimenopausa é um período, de cerca de 5 anos, no qual ocorrem uma série de mudanças físicas e mentais na mulher em decorrência da queda dos seus hormônios femininos.
Antes da menopausa propriamente dita, caracterizada por 1 ano inteiro sem menstruar, já ocorrem mudanças no corpo da mulher por redução da produção do estradiol e da progesterona pelos ovários.
Os sintomas mais chamativos são os calores e a sudorese, principalmente noturnos. Queixas ginecológicas, como secura vaginal e redução de libido, também são muito comuns.
Mas há muitas outras queixas como insônia, falta de energia e disposição, irritabilidade, dificuldades de concentração e memória. Todos estas levam a uma sensação de fadiga crônica, que podem prejudicar o desempenho nos exercícios ou até dismotivar a mulher de fazê-los. Além disso, esse cansaço crônico leva a maior fome para compensar as noites insones.
Soma-se a isto uma queda do metabolismo devido a perda de massa muscular (por queda hormonal, privação de sono e possível redução de exercícios por falta de energia).
A menopausa, em muitas mulheres, vem acompanhada de redução de massa magra e uma elevação no porcentual de gordura. A gordura, sem a interferência do hormônio feminino para distribuí-la nas regiões de coxas e quadril, acaba se acumulando mais em região de abdômen, principalmente nas vísceras. Já sabemos que a gordura visceral é inflamatória e causa resistência insulínica.
Portanto, mulheres nesta fase, principalmente as que não fazem terapia hormonal da menopausa, têm maior chance de adquirirem diabetes tipo 2, uma doença intimamente relacionada a maior porcentual de gordura em região abdominal.
Além do maior risco de diabetes nestas mulheres menopausadas, a falta do hormônio estradiol, protetor dos vasos sanguíneos, ainda aumenta o risco de doenças cardiovasculares como infarto e derrame, que são mais comuns nas pessoas com diabetes.
Se você já percebeu os sinais e sintomas da perimenopausa, procure ajuda do seu endocrinologista para evitar acúmulo de gordura abdominal, melhorar sua qualidade de sono, se motivar com os exercícios e ganho de massa muscular, checar se é possível fazer terapia hormonal da menopausa, avaliar seu risco de desenvolver diabetes e se proteger.
Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ofereço tratamento e acompanhamento para pessoas que buscam viver mais e melhor, elevando a saúde e o bem-estar de cada paciente.
Meu consultório está localizado na Avenida Vereador José Diniz, 3457, no Campo Belo Medical Center aqui em São Paulo. Agende uma consulta pelo site ou pelos números: (11) 5093-6109 | 5093-6087. Se preferir, marque um horário pelo WhatsApp: (11) 97490-7707.