O processo de emagrecimento envolve inúmeros fatores que vão desde a trajetória, tempo e dedicação de cada pessoa até a sua rotina e relação com a comida. Você inicia uma dieta ou reeducação alimentar, faz atividade física e está com a motivação lá em cima, até que finalmente o resultado veio! Agora se inicia uma nova batalha: como eu faço pra manter esse peso que conquistei?
É um desafio, mas é possível! Vou te apresentar algumas orientações para conseguir manter o peso de maneira leve e saudável e que irá trazer diversos benefícios para o seu bem-estar. Acompanhe a leitura
Manter o peso conquistado, após emagrecer, é difícil porque nosso hipotálamo é uma glândula de sobrevivência. Ele não quer que você emagreça! É um mecanismo de defesa, para que você não morra de fome. Assim, a cada quilo que você perde, sua fome pode aumentar em até 100 kcal e seu gasto calórico (metabolismo energético) pode cair em até 30 kcal por dia. O que dificulta, e muito, sua manutenção de peso a longo prazo e pode te fazer engordar novamente.
Principais desafios na hora de manter o peso:
1. Cadê a motivação de antes?
Após perder peso, lembre-se de porquê começou e foque no seu objetivo. “Quero emagrecer para viver de maneira mais saudável”. “Irei me sentir melhor fisicamente”. E o mais importante, não se culpe, aprecie o processo!
2. Ciclo social
Jantar com a família, bar com amigos ou até mesmo aquele happy hour depois do expediente. Isso te lembra algo? Sim, normalmente esses encontros costumam ter bastante comida e bebida. Nesse caso, vale a mesma dica de antes. Não se cobre mas lembre dos seus objetivos quando começou. Observe o ambiente à sua volta e perceba se realmente está com fome. É possível confraternizar sem focar na comida, beliscos ou álcool.
3. Crie uma meta a longo prazo
É sempre importante se perguntar se o plano alimentar que você decidiu seguir faz sentido, e o mais importante, vai continuar fazendo sentido após alguns meses que você conquistou o peso desejado. Grandes restrições podem te levar a desistir da dieta. Por isso a necessidade de planejamento e avaliar seu comportamento alimentar.
O que eu posso fazer para manter o peso perdido?
Preparei algumas recomendações para te auxiliar a manter o peso após emagrecer. Confira!
✔ Faça muito exercício (200-300 minutos na semana);
✔ Se pese com frequência e estabeleça um peso limite que, se atingido, te faça entrar novamente em um plano alimentar mais severo;
✔ Planeje o que vai comer pelo menos 5 vezes na semana;
✔ Coma menos a noite do que de dia;
✔ Antes de ir para alguma festa ou evento, planeje o que vai comer, sem exageros;
✔ Reduza o consumo de álcool, ele te faz esquecer da dieta e é altamente calórico.
Assim, para vencermos a guerra contra o Hipotálamo e continuar perdendo peso ou manter o peso perdido, precisamos de várias estratégias. Busque alimentos que tragam mais saciedade, faça exercícios físicos rotineiros para gastar calorias , ganhe massa muscular para aumentar seu metabolismo e tenha uma rotina de horários para alcançar sua meta.
Procure ajuda! Muitas vezes, são necessárias medicações que trazem mais saciedade e reduzem a fome que vem com o emagrecimento. O importante é melhorar sua saúde e viver mais.
Sou a Dra Melissa Martini, especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Ofereço tratamento e acompanhamento para pessoas que buscam viver mais e melhor, elevando a saúde e o bem-estar de cada paciente.
Agende uma consulta pelo site ou pelos números: (11) 5093-6109 | 5093-6087. Se preferir, marque um horário pelo WhatsApp (11) 97490-7707.
Até a próxima!
4 Comentários
Adorei as dicas Melissa! E a clareza do seu post! Firme no propósito!
Bom saber Dra!
Precisamos SEMPRE estar motivados.