O Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, é um convite para refletirmos sobre a nossa relação com a comida. Mais do que escolher o que vai para o prato, falar de alimentação é falar de saúde, bem-estar, qualidade de vida e até de prevenção de doenças. Mas no meio da correria do dia a dia, entre trabalho, estudos, compromissos familiares e a pressa da rotina, surge a pergunta: como manter uma alimentação saudável de forma prática e possível?
A boa notícia é que não é necessário adotar dietas restritivas ou mudanças radicais para comer melhor. Afinal, alimentar-se bem vai além de contar calorias, significa oferecer ao corpo os nutrientes necessários para funcionar de maneira equilibrada. Isso inclui:
- Variedade: consumir diferentes tipos de alimentos, priorizando frutas, verduras, legumes, cereais integrais, proteínas magras e gorduras boas.
- Equilíbrio: não é sobre excluir alimentos, mas aprender a dosar. Um doce ou uma refeição mais calórica ocasional não anula um estilo de vida saudável.
- Qualidade: quanto mais natural e menos processado for o alimento, melhor ele será para a saúde.
Dicas para aplicar no dia a dia
Planeje suas refeições
Ter uma ideia do que será preparado durante a semana ajuda a evitar escolhas apressadas, como delivery ou lanches industrializados. Vale lembrar que quanto mais colorido for o prato, mais nutrientes estarão presentes. Cada cor de alimento vegetal traz diferentes vitaminas e minerais.
Hidrate-se
Muitas vezes, a sensação de fome pode ser apenas sede. Tenha sempre uma garrafinha de água por perto.
Prefira o simples ao pronto
Substitua alimentos ultraprocessados por opções caseiras sempre que possível. Um pão integral com queijo e tomate, por exemplo, pode ser tão prático quanto um biscoito recheado, mas muito mais nutritivo.
Escute o seu corpo
Coma com atenção, percebendo sinais de fome e saciedade. Evite comer automaticamente ou apenas por ansiedade ou tédio.
Respeite sua rotina
Cada pessoa tem horários, preferências e necessidades diferentes. O importante é encontrar um padrão alimentar que seja saudável e, ao mesmo tempo, sustentável para você.
Além de melhorar energia, disposição e bem-estar, uma alimentação equilibrada está diretamente ligada à prevenção de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade e alterações hormonais. Como endocrinologista, sempre reforço que cuidar do que colocamos no prato é uma das formas mais poderosas de cuidar do futuro da nossa saúde.
Não espere a segunda-feira, o próximo mês ou o próximo ano para começar a se cuidar.
Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ofereço tratamento e acompanhamento para pessoas que buscam viver mais e melhor, elevando a saúde e o bem-estar de cada paciente.
Meu consultório está localizado na Avenida Vereador José Diniz, 3457, no Campo Belo Medical Center aqui em São Paulo. Agende uma consulta pelo site ou pelos números: (11) 5093-6109 | 5093-6087. Se preferir, marque um horário pelo WhatsApp: (11) 97490-7707.











