Diabetes gestacional: o que é e quais são os riscos?

O Diabetes Gestacional (DMG) é um problema de saúde que pode trazer complicações à saúde da mulher e do bebê.

Estima-se que um em cada sete nascimentos no mundo é afetado pela condição. Você deseja saber mais sobre o Diabetes Gestacional? Então, siga a leitura!

O que é o Diabetes Gestacional? 

Diabetes Gestacional é um aumento da glicose (açúcar) no sangue da mulher a partir da 20ª semana de gestação, ou seja, a partir da metade da gravidez.  Para ser chamado gestacional, a paciente não pode ter diabetes antes desta data. 

Como acontece?

A partir da metade da gestação, a placenta começa a produzir hormônios que prejudicam a ação da insulina (hormônios hiperglicemiantes) e, se a gestante já apresenta uma resistência à ação da insulina, ela pode desenvolver diabetes.  

Quais são os fatores de risco para o Diabetes Gestacional?

Existem mulheres que são mais predispostas a desenvolver Diabetes Gestacional.

Os fatores de risco são:

  • Idade materna acima de 30 anos
  • Sobrepeso ou ganho excessivo de peso na gestação 
  • Síndrome dos ovários policísticos  

Como é feito o diagnóstico? 

O diagnóstico é feito através da curva glicêmica solicitada entre a 24ª e 28ª semana da gestação ou antes, a critério médico.  

Quais são os riscos para o bebê e a mãe?

Como o excesso de glicose no sangue da mãe passa para o bebê, este começa a produzir mais insulina pelo seu pâncreas. A insulina faz o bebê crescer demais. 

O excesso de glicose no bebê também faz com que este urine demais, aumentando o líquido amniótico. 

O feto grande para a idade gestacional e o excesso de líquido amniótico causam um estiramento do útero que leva a um parto prematuro. 

Também podem ocorrer malformação do trato urinário no feto, maior chance de icterícia e hipoglicemia (queda de açúcar) neonatal.  Isso tudo pode aumentar o tempo de internação hospitalar e o risco de vida para o bebê. 

É possível prevenir?

Um bom pré natal já pode avaliar o risco de desenvolvimento de Diabetes Gestacional e preveni-lo através de orientação dietética, atividade física e controle do peso. 

Como é feito o tratamento? 

O tratamento é feito pelo endocrinologista. O Diabetes Gestacional pode ser tratado apenas com dieta, exercícios e controle de peso em casos leves.

Mas, muitas vezes é necessária uma medicação oral para resistência insulínica e, em casos mais graves, usamos insulina para normalizar a glicose no sangue. 

Com um ótimo controle, é possível prevenir todas as complicações no bebê e seguir com a gestação com muita saúde. 

Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ofereço tratamento e acompanhamento para pessoas que buscam viver mais e melhor, elevando a saúde e o bem-estar de cada paciente.

Agende uma consulta pelo site ou pelos números: (11) 5093-6109 | 5093-6087. Se preferir, marque um horário pelo WhatsApp (11) 97490-7707.

Até a próxima!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no WhatsApp
Related posts
Comments

1 comentário

  1. Eu tive Diabetes gestacional e fiz tratamento com minha ginecologista e a Dra Melissa . Fiquei com medo pelo meu filho, mas no fim deu tudo certo graças a orientação da Dra Melissa ❤️

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário