Desvendando o Diabetes: Mitos e Verdades

O Diabetes é uma doença crônica que ainda gera muitas dúvidas, tanto para a pessoa que recebe o diagnóstico, como para seus familiares. Essa condição é ocorre quando o corpo não consegue utilizar ou produzir adequadamente o hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue, a insulina. Quando isso acontece, o excesso de glicose na corrente sanguínea pode causar diversos sintomas, como perda de peso, fadiga, fome e sede constantes.

Na internet e nas redes sociais circulam muitas informações falsas e mitos sobre o diabetes. Confira alguns mitos comuns que precisam ser desvendados:

O diabetes é causado pelo consumo excessivo de açúcar

MITO: Embora o alto consumo de açúcar possa contribuir para o ganho de peso, o diabetes tipo 1 é causado pela destruição das células produtoras de insulina no pâncreas. Já o diabetes tipo 2 pode ser desenvolvido a partir de fatores genéticos e excesso de peso, principalmente pelo acúmulo de gordura abdominal.

Doces para pessoas com diabetes são extremamente proibidos

MITO: Doces podem ser consumidos com moderação! Contudo, é importante ter um acompanhamento com nutricionista e endocrinologista para entender a forma correta e saudável de incluir os doces na dieta do paciente com diabetes.

O diabetes pode ser curado com remédios

MITO: O diabetes não tem cura ainda. Pesquisadores já estudam meios de melhorar a função pancreática em pacientes com Diabetes tipo 1 através de uso de imunomoduladores.

Já os pacientes com Diabetes tipo 2, a principal maneira de controle e reversão é a perda se peso saudável, principalmente da gordura abdominal.
Mas, caso o paciente volte a engordar, voltara a ter descontrole do diabetes.
Manter o diabetes controlado é fundamental para que o paciente tenha qualidade de vida e bem-estar e evite suas complicações.

Assim, uma vez tendo o diagnóstico de diabetes, o controle, seja por dieta, exercícios ou medicações, é para o resto da vida.

A pessoa com diabetes pode consumir bebida alcoólica

VERDADE: Assim como os doces, a bebida alcoólica pode ser consumida com moderação. Porém, a pessoa com diabetes, ao ingerir álcool, está mais propensa a ter hiper e hipoglicemias. Assim, é necessária uma monitorização maior da glicemia ao consumir álcool.

O estresse ajuda a descontrolar o diabetes

VERDADE: O estresse agudo, tanto físico como mental, pode levar a liberação de hormônios hiperglicemiantes como a adrenalina e o cortisol. Ambos, no pacientes como diabetes, podem levar a um aumento excessivo da glicose no sangue.

Então, controle de estresse, meditação, sono reparador, são essenciais aos pacientes com diabetes.

Diagnóstico e tratamento

Assim como todas as doenças crônicas, o acompanhamento médico do diabetes é indispensável. Vale reforçar que cada caso é individualizado e todo paciente é único. Com o endocrinologista especializado, o paciente aprende a se alimentar, recebe orientações sobre as mudanças de estilo de vida que são necessárias para tratar a doença e, caso seja necessário, aprenderá sobre o uso das insulinas e monitoração diária da glicemia.

Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ofereço tratamento e acompanhamento para pessoas que buscam viver mais e melhor, elevando a saúde e o bem-estar de cada paciente.

Meu consultório está localizado na Avenida Vereador José Diniz, 3457, no Campo Belo Medical Center aqui em São Paulo. Agende uma consulta pelo site ou pelos números: (11) 5093-6109 | 5093-6087. Se preferir, marque um horário pelo WhatsApp: (11) 97490-7707.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no WhatsApp
Related posts
Comments

3 Comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário