A osteoporose é caracterizada pela perda de massa óssea e fragilidade dos ossos, que pode levar a um risco aumentado de fraturas. Pacientes com diabetes mal controlado têm maior risco de fraturas por maior risco de quedas e também pela maior chance de desenvolver osteoporose comparados a pacientes sem diabetes.
Pesquisas anteriores mostraram que fraturas podem ocorrer em pessoas com densidade óssea normal, o que é particularmente importante para pessoas com diabetes. Existem algumas alterações nos ossos de pacientes com diabetes explicadas a seguir:
Uma dessas alterações é a presença de níveis elevados de glicose no sangue ao longo do tempo. A hiperglicemia crônica pode afetar negativamente a saúde óssea, interferindo na formação do osso. Segundo estudos, quando há hiperglicemia de longa data, são desenvolvidos produtos finais de glicação avançada (AGES em inglês), que podem se ligar à hidroxiapatita no osso e diminuir a renovação óssea.
O diabetes também pode cursar com alterações na produção de hormônios importantes para a saúde óssea, como a insulina e o hormônio do crescimento, o que contribui para a perda de massa óssea e aumento do risco de osteoporose. Ainda existem múltiplas interações hormonais que levam a fragilidade óssea no diabetes como a retroalimentação do pâncreas para a maturação dos osteoblastos e também dos osteoblastos para o pâncreas.
A saúde óssea também influencia na seleção de medicamentos para a pessoa com diabetes. Como especialistas apontam, a insulina e as sulfonilureias aumentam o risco de quedas e fraturas devido à relação com a hipoglicemia, enquanto a canagliflozina está associada à perda óssea e aumento do risco de fratura de quadril. Assim, deve -se avaliar o risco de quedas no paciente com diabetes para a escolha na melhor medicação.
Além disso, existem alguns fatores de risco compartilhados entre o diabetes e a osteoporose. Por exemplo, idade avançada, emagrecimento importante, sedentarismo, baixa ingestão de cálcio e vitamina D, podem aumentar o risco de desenvolver osteoporose.
É importante que as pessoas com diabetes adotem medidas para promover a saúde óssea, como uma dieta rica em cálcio, reposição de vitamina D, atividade física regular e controle adequado do diabetes para minimizar o risco de desenvolver osteoporose. E é recomendado que consultem um médico para avaliação individualizada e orientação adequada em relação à prevenção e tratamento da osteoporose.
Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ofereço tratamento e acompanhamento para pessoas que buscam viver mais e melhor, elevando a saúde e o bem-estar de cada paciente.
Meu consultório está localizado na Avenida Vereador José Diniz, 3457, no Campo Belo Medical Center aqui em São Paulo. Agende uma consulta pelo site ou pelos números: (11) 5093-6109 | 5093-6087. Se preferir, marque um horário pelo WhatsApp: (11) 97490-7707.
3 Comentários
Muito bom . Obrigada por compartilhar esse conhecimento
Nao sabia!
😉