Hoje, 8 de agosto, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Colesterol, data que é um alerta para os riscos do colesterol alto para a nossa saúde. Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares, promovidas pelo colesterol alto, são as principais causas de mortalidade no Brasil, com 300 mil mortes anuais. E cerca de 40% da população brasileira tem o colesterol elevado.
O colesterol é uma substância gordurosa presente em todas as células do corpo humano, e é necessário para a produção de hormônios, vitamina D e substâncias que ajudam na digestão dos alimentos. Mas o excesso de colesterol ruim, o LDL, promove a formação de placas de gordura em todos os vasos sanguíneos, levando a obstruções nos fluxos sanguíneos e causando infarto, derrame e amputação de membros inferiores.
No artigo de hoje, separei sete orientações que podem te ajudar a diminuir o colesterol ruim:
1. Faça escolhas alimentares saudáveis para a saúde do coração
Reduza o consumo de gorduras saturadas (presentes em carnes vermelhas e laticínios integrais) e evite as gorduras trans e saturadas (encontradas em muitos alimentos ultraprocessados como bolachas, salgadinhos, nuggets e sorvetes). Uma dica é preferir gorduras insaturadas, como aquelas encontradas em alguns peixes, abacates, nozes e azeite de oliva.
Aumentar a ingestão de frutas e fibras também pode te ajudar. Os alimentos ricos em fibras solúveis, como aveia, cevada, frutas, legumes e grãos integrais, ajudam a reduzir o colesterol LDL (“ruim”). Todo alimento vindo de vegetais é isento de colesterol!
2. Realizar exercícios regularmente
A atividade física regular pode aumentar o colesterol HDL (“bom”) e diminuir o colesterol LDL. Procure fazer pelo menos 30 minutos de exercício de intensidade moderada na maioria dos dias da semana (acumule, pelo menos, 180 minutos semanais). Qualquer atividade que aumente a frequência cardíaca pode ser benéfica para o coração e o cérebro.
3. Mantenha um peso saudável
Perder peso, mesmo que seja apenas alguns quilos, pode ter um impacto significativo. Um peso saudável ajuda a diminuir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL. Além disso, ajuda a baixar os triglicérides, outra gordura que pode deixar seu colesterol ruim mais “agressivo” para os vasos sanguíneos.
4. Evite fumar
Fumar é prejudicial à saúde de várias maneiras, incluindo o aumento do colesterol LDL e a redução do colesterol HDL, por isso evitar o consumo de nicotina pode melhorar os níveis de colesterol e beneficiar a saúde do coração de inúmeras outras formas.
5. Limite bem o consumo de álcool
Consumir vinho em pequena quantidade pode aumentar o colesterol HDL e ajudar a “relaxar” os vasos sanguíneos, mas o consumo excessivo pode levar a sérios problemas de saúde. A moderação é a chave!
6. Escolha proteínas magras
Opte por fontes de proteína que são mais saudáveis para o coração, como carnes magras, peixes gordurosos, como salmão, sardinha e atum, que são ricos em ácidos graxos ômega-3 e ovos. Consuma, também, fontes vegetais de proteína (feijões, lentilhas, quinoa, cogumelos e nozes.)
7. Não para sua medicação de uso contínuo para o colesterol sem consultar seu médico
A medicação para a redução do colesterol só funciona enquanto está sendo tomada. Se você tem indicação de tomá-la, deve mantê-la e discutir com seu médico opções de tratamento não medicamentoso (como os que falei acima) como adjuvantes para poder usar a menor dose necessária do seu remédio.
Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), ofereço tratamento e acompanhamento para pessoas que buscam viver mais e melhor, elevando a saúde e o bem-estar de cada paciente.
Meu consultório está localizado na Avenida Vereador José Diniz, 3457, no Campo Belo Medical Center aqui em São Paulo. Agende uma consulta pelo site ou pelos números: (11) 5093-6109 | 5093-6087. Se preferir, marque um horário pelo WhatsApp: (11) 97490-7707.
1 comentário
Dicas mto boas!